Protege-te a ti aos teus familiares e amigos. Conhece as dicas e conselhos para navegares em segurança.
Wangiri é uma técnica de fraude telefónica que se originou no Japão e cujo nome significa literalmente "tocar e desligar". Esta prática envolve a realização de chamadas de curta duração para que o destinatário veja uma chamada perdida e ligue de volta. O objetivo é fazer com que a pessoa, ao retornar a chamada, seja cobrada por tarifas de alto custo, muitas vezes para números internacionais ou serviços de valor acrescentado, resultando em lucros para os fraudadores.
Caso receba uma chamada de um número internacional que desconhece e que apenas toca uma vez e desliga, não deve devolver a chamada, evitando assim pagar valores anormais por essa chamada.Utilize a internet para pesquisar o número de telefone que tentou ligar. Muitas vezes, números associados a fraudes serão reportados online.Para sua segurança, caso pretenda, pode bloquear o contacto no seu telemóvel de modo a não receber mais contactos desse número.
O Wangiri funciona de acordo com os seguintes passos: 1º Chamada Perdida: O fraudador faz uma chamada rápida, geralmente de um número internacional ou um número de tarifa premium, e desliga antes que a pessoa tenha a oportunidade de atender. Isto gera uma notificação de chamada perdida no telefone da vítima. 2º Retorno da Chamada: Curioso sobre a chamada perdida, o destinatário pode retornar a chamada, sem saber que será cobrado com tarifas elevadas por minuto. 3º Cobranças Excessivas: Quando a pessoa retorna a chamada, é muitas vezes direcionada para uma gravação ou colocada em espera, prolongando a duração da chamada e aumentando os custos.