Bandeira Verde header
Bandeira Verde header
1

 

 

Bandeira Verde significado
Bandeira Verde significado

A Bandeira Verde identifica e reconhece as boas práticas de sustentabilidade dos territórios em Portugal. Desafia as entidades governamentais e a população em geral a projetar a construção de um futuro melhor. Coordenado pela ABAE FEE Portugal em parceria com o MEO, a Bandeira Verde simboliza um compromisso pela sustentabilidade. ​É um conceito agregador que distingue os municípios (ECOXXI) e as freguesias (Eco-Freguesias XXI), assim como os destinos (Green Destinations) que querem ser parte integrante deste movimento de mudança e por isso mesmo cumprem um conjunto de critérios de sustentabilidade.​​

1
A transformação para um mundo mais sustentável está nas nossas mãos e tem de acontecer

A Bandeira Verde identifica e reconhece as boas práticas de sustentabilidade dos territórios em Portugal. Desafia as entidades governamentais e a população em geral a projetar a construção de um futuro melhor. Coordenado pela ABAE FEE Portugal em parceria com o MEO, a Bandeira Verde simboliza um compromisso pela sustentabilidade. ​É um conceito agregador que distingue os municípios (ECOXXI) e as freguesias (Eco-Freguesias XXI), assim como os destinos (Green Destinations) que querem ser parte integrante deste movimento de mudança e por isso mesmo cumprem um conjunto de critérios de sustentabilidade.​​​​​​

 

 

Bandeira Verde parabens
Bandeira Verde parabens
Aos 56 municípios e munícipes que hastearam a bandeira verde, o maior símbolo de sustentabilidade.

Águeda, Alandroal, Albufeira, Alfândega da Fé, Amadora, Amarante, Anadia, Arganil, Avis, Beja, Braga, Caminha, Cantanhede, Cascais, Estarreja, Funchal, Fundão, Góis, Horta, Lagos, Lajes do Pico, Leiria, Loures, Lourinhã, Lousã, Macedo de Cavaleiros, Mafra, Maia, Manteigas, Mealhada, Mira, Nazaré, Oeiras, Oliveira do Hospital, Ourém, Pombal, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santo Tirso, São Roque do Pico, Sesimbra, Setúbal, Sintra, Tábua, Tarouca, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Valongo, Viana do Castelo, Vila do Bispo, Vila do Porto, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Poiares​​​

1

 

 

Bandeira Verde eco xxi
ECOXXI

​​Pretende anualmente identificar, reconhecer e galardoar os municípios com boas práticas de sustentabilidade e com políticas e ações em torno de 21 indicadores e mais de 65 subindicadores.​

Bandeira Verde eco freguesias xxi
Eco-Freguesias XXI

Tem como finalidade incrementar a sustentabilidade a nível local, valorizando os processos de cidadania ​participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes. Assente em 10 requisitos de sustentabilidade.

 

 

Bandeira Verde link

 

 

Bandeira Verde logos
Bandeira Verde logos
1

 

 

Bandeira Verde futuro sustentavel
Bandeira Verde futuro sustentavel

​​

1

 

 

Bandeira Verde testemunhos joao ferrao
João Ferrão

O ECOXXI deve ser considerado como um desafio irrecusável por todas as autarquias que colocam a sustentabilidade no centro das suas estratégias de desenvolvimento (2014)


Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa​
1.00000000000000
Bandeira Verde testemunhos luisa schmidt
Luísa Schmidt

Os indicadores da Agenda 21 são essenciais à vida cidadã e à vida autárquica como fulcros da democracia moderna. Mais ainda em tempos de crise, que implicam esforços acrescidos para reforçar os valores da sustentabilidade e, assim, qualificar a vida e a dignidade dos cidadãos. (2014)


Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

2.00000000000000
Bandeira Verde testemunhos nuno lacasta
Nuno Lacasta

A Agência Portuguesa do Ambiente, apoiante desde a primeira hora do ECOXXI, testemunha e reconhece aqueles que, quer no exercício das suas funções profissionais (…), ajudam a aperfeiçoar o exercício coletivo sustentável. (2014)


Agência Portuguesa do Ambiente

3.00000000000000
Bandeira Verde testemunhos fernanda ludovico
Fernanda Ludovico

Candidatamo-nos ao ECOXXI para dar continuidade ao trabalho desenvolvido e porque reconhecemos neste programa uma importante ferramenta de trabalho enquanto indicador de sustentabilidade do Município. (2020)


Município de Albufeira​​

Bandeira Verde testemunhos ana filipa silva
Ana Filipa Silva

Além do ECOXXI ser uma ferramenta para ʺmedição internaʺ do comportamento do município nas questões ambientais e desenvolvimento sustentável, a bandeira verde também é um reconhecimento que não queremos perder mas sim elevar. (2020)


Município da Mealhada

Bandeira Verde testemunhos paula silva
Paula Silva

Candidatamo-nos ao ECOXXI porque consideramos ser uma mais valia para o município avaliar e melhorar o seu desempenho e identificar áreas a intervir. Permite um intercâmbio de ideias e efeito motivador de ação. (2020)


Município de Estarreja

Bandeira Verde testemunhos cristina marinho
Cristina Marinho

Considera-se importante a sistematização da informação da atividade municipal nos indicadores solicitados no ECOXXI, permitindo uma análise estratégica. (2020)


Município de Amadora

Bandeira Verde testemunhos mario alves
Mário Alves

A participação no programa ECOXXI é um excelente momento para o município fazer um balanço do seu progresso em direção a um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável. (2020)


Especialista em Mobilidade e Transportes

Bandeira Verde testemunhos nuno ferreira
Nuno Ferreira

O Programa ECOXXI é uma excelente ferramenta para a tomada de decisão. Nesta década onde a descarbonização e a neutralidade carbónica dos territórios serão os principais temas-chave, o Programa ECOXXI, mais do que nunca, deveria ser um instrumento a adotar pelos Municípios. (2020)​


Associação das Agências de Energia e Ambiente e júri ECOXXI

Bandeira Verde testemunhos ana pinto
Ana Pinto

Tem sido uma enorme satisfação poder fazer parte da equipa que tem contribuído para que o ECOXXI seja uma referência para a estratégia ao nível da sustentabilidade local. (2020)


Instituto Português de Qualidade e júri ECOXXI

 

 

Bandeira Verde galeria ecoxxi

 

 

Bandeira Verde a sua bandeira
Bandeira Verde a sua bandeira
Faz do Verde a tua bandeira

​A participação nestes programas é voluntária, cabendo a cada Freguesia ​a decisão da apresentação da sua candidatura.

1
Candidata a tua Freguesia