Somos uma só família - Natal | MEO

Neste Natal, crianças de diferentes culturas desenham juntas o que é uma celebração especial em família. Uma homenagem à amizade e à união que nos aproximam.

 

 

somos uma so familia cadijatu rihaan overlay

Na Guiné-Bissau
Aqui, o Natal é celebrado com música e dança, num ambiente de festa comunitária. A partilha é o foco principal, com as famílias a oferecerem pratos tradicionais aos vizinhos, reforçando os laços da comunidade.

No Nepal
Apesar de o Natal ser celebrado por uma minoria no Nepal, a época é marcada por festividades que unem as comunidades cristãs e hindus. É comum as famílias decorarem árvores e trocarem presentes, promovendo um ambiente de harmonia entre culturas e religiões.

 

 

somos uma so familia emma isabella overlay

Em Inglaterra
No Reino Unido, o Natal é recheado de tradição. Desde os cânticos natalícios ao famoso “Christmas pudding”, tudo é vivido com grande entusiasmo. E, claro, a manhã de 25 de dezembro é marcada pela troca de presentes e pela alegria das crianças.

No Brasil
Com um Natal tropical, os brasileiros celebram com ceias fartas, onde não faltam frutas tropicais, arroz à grega e farofa. O amigo-secreto é uma das tradições mais populares, sendo uma forma divertida de reforçar laços familiares e de amizade.

 

 

somos uma so familia roman yoyo overlay

Na Ucrânia
Na Ucrânia, a ceia de Natal é composta por 12 pratos, representando os 12 apóstolos. Não pode faltar o “kutia”, uma sobremesa tradicional feita de grãos, mel e sementes. E cantar “schedrivkas”, as canções de Natal ucranianas. A celebração começa com a primeira estrela da noite, uma tradição que simboliza o nascimento de ​Jesus.

Na China
​Embora o Natal não seja tradicionalmente celebrado na China, a data tem vindo a ganhar popularidade. Uma das tradições mais curiosas é a oferta de maçãs, que simbolizam paz. Além disso, as cidades enchem-se de luzes e decorações, num espírito de alegria e renovação.

 

 

somos uma so familia maria rita muhammed overlay

Em Portugal
Em Portugal, o Natal é sinónimo de união familiar. À volta da mesa, partilham-se histórias e pratos como o bacalhau, as rabanadas e o bolo-rei. O Presépio, tão típico das casas portuguesas, é mais do que uma decoração — é um símbolo de humildade, paz e esperança.

Na Índia
​Embora o Natal não seja uma celebração​ religiosa para esta comunidade, o espírito de partilha prevalece. É comum trocarem doces com amigos e vizinhos, num gesto que reforça a amizade e o respeito entre culturas.

 

 

Somos uma só família
somos uma so familia header
somos uma so familia header
1

 

 

somos uma so familia celebracao familia
somos uma so familia celebracao familia
Natal é a celebração da família

Celebrar a família é algo que nos une a todos, seja em que altura do ano for. Independentemente das origens, cor, religião, opinião e tradição, partilhamos a mesma vontade de estarmos juntos e festejar com os que amamos as ocasiões mais especiais.  

​É com este espírito de respeito pela diversidade que fizemos os “Desenhos Partilhados”, porque na sua inocência, as crianças entendem melhor que muitos adultos aquilo que verdadeiramente importa e nos liga enquanto humanos.

1
Da tua e de todas as outras

 

 

somos uma so familia desenhos historias
somos uma so familia desenhos historias
Desenhos partilhados, histórias que nos unem

Convidámos várias crianças a fazer um desenho partilhado com uma criança que acabaram de conhecer e lançámos o desafio: desenha quem mais gostas de ter ao teu lado na grande festa da família.
​Depois, foi deixar a magia ​acontecer.

1

 

 

somos uma so familia maria rita muhammed
somos uma so familia maria rita muhammed
Maria Rita
7 anos - portuguesa
A Maria Rita vive no Norte com os pais e dois irmãos. Adora celebrar com a família e amigos. Para ela, o Natal só é especial com a avó, que vem de França para se juntar à família.​

Muhammed

10 anos – português ​de origem indiana​​
​O Muhammed é muçulmano e celebra o Eid Al Fitr, dia especial com presentes, união e mesa farta. Mesmo feliz, sente falta dos avós que vivem em ​Moçambique.

1
somos uma so familia roman yoyo
somos uma so familia roman yoyo
Roman
9 anos - ucraniano
O Roman chegou a Portugal há mais de 2 anos com a mãe e irmã, fugindo da guerra. Junta tradições: comer 12 pratos e cantar schedrivkas, as canções de Natal ucranianas.

Yoyo

8 anos - c​hinesa​​
C​hegou a Portugal com 3 anos. A família não celebrava o Natal, mas adotou a tradição. Para ela, o Ano Novo Chinês é a festa mais importante, com os hongbao​, ​envelopes vermelhos.
1
somos uma so familia emma isabella
somos uma so familia emma isabella
Emma
6 anos - inglesa
Emma nasceu em Londres e mudou-se para Portugal no verão de 2024. No Natal, vai a Inglaterra reunir-se com os avós, tios e primos, o que a deixa mais feliz do que patinar no gelo e comerpuddings!
​​

Isabella

9 anos – brasileira​​
​A Isabella nasceu em São Paulo e veio para Portugal com 3 anos. Adora receber presentes, mas o que mais a alegra é a visita dos avós do Brasil, pois sente muita falta deles e da ​família.

1
somos uma so familia cadijatu rihaan
somos uma so familia cadijatu rihaan
Cadijatu
8 anos – guineense
A Cadi para os amigos, nasceu na Guiné-Bissau e veio para Portugal com 2 anos. Sente-se sortuda por ter 2 famílias: na Guiné, um irmão de 11 anos e uma irmã de 4 que conhece por vídeo chamada; e em Portugal, a mãe e duas irmãs.
​​

Rihaan

​6 anos – português de origem nepalesa​​
​O Rihaan nasceu em Portugal e vive com os pais, ambos nepaleses. A festa preferida da família é o Diwali, o festival das luzes, com roupa nova, doces partilhados e fogo de ​​artifício.
1

 

 

somos uma so familia postal
somos uma so familia postal
Envia um postal a quem te é mais próximo

Neste Natal, transformámos o desenho de duas crianças num postal especial. Personaliza-o com uma mensagem tua e partilha o espírito de união e amizade com quem te é mais ​próximo.

1

 

 

Somos uma só família
somos uma so familia uma familia
somos uma so familia uma familia
1