Projeto MEO para inspirar a vencer a poluição nos oceanos com os melhores do mundo: shapers e surfistas, de modo a criar pranchas de surf sustentáveis.
Nesta edição convidámos dois dos melhores surfistas do mundo para um teste às cegas para descobrirem para onde se está a encaminhar o futuro das pranchas de surf. Estarão eles preparados para o desafio?
Com o mundo a enfrentar o desafio das mudanças climáticas, a sustentabilidade ocupa uma posição central na vida de todos e o surf não é exceção. É por isso que o MEO o TdP e a WSL, têm-se destacado como atores ativos na criação de uma maior consciencialização sobre as melhores práticas ambientais e, ao mesmo tempo, inspirar outros.A edição teve como objetivo revolucionar a indústria do surf e promover a cooperação entre shapers e surfistas de modo a criar pranchas de surf de alta-performance sustentáveis.
Nesta edição do Projeto continuamos a alertar e a inspirar a sociedade na luta contra a poluição dos oceanos com plástico e resíduos resultantes da COVID-19. É necessário agir e mudar para garantirmos um futuro mais sustentável e seguro.
A pandemia que afetou a saúde da sociedade global impactou também a saúde dos oceanos. O lixo resultante da Covid-19 levou-nos a levantar a voz, pelas formas que ninguém quer ver no mar. Este foi um “Open Call” para que todos os shapers submetessem os seus projetos de pranchas de surf feitas a partir do desperdício gerado pelo Covid-19.
Todos os anos cada um de nós produz mais de 30kg de lixo plástico. Se nada mudar, em 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos. Portugal é um dos maiores afetados já que tem um território marítimo 40 vezes superior à sua área terrestre."The Unwanted Shapes” é um projeto que pretende inspirar a sociedade a vencer o problema do consumo de plástico, através daqueles que têm uma forte ligação com o mar - os surfistas.O MEO tomou a iniciativa de desenvolver 5 pranchas de surf totalmente feitas do plástico que uma pessoa produz em casa. Estas pranchas foram usadas pelos melhores surfistas do planeta, na prova do World Tour em Peniche.
Sempre que volto de uma surfada recolho lixo da praia. Levo sempre saco de pano para as compras.@guilherme_martins
Uso copos recicláveis para os eventos, no trabalho uma caneca de estimação :)@danyfortuna
Levo os meus próprios recipientes para estabelecimentos take away.@mariar1126
Com o mundo a enfrentar o desafio das mudanças climáticas, a sustentabilidade ocupa uma posição central na vida de todos, e o surf não é exceção.
Nunca é demais falar da proteção do ambiente. Na edição Special Heat - Beat the Plastic os surfistas, em vez de rivalizarem, surfaram pela mesma causa, derrotar o plástico em cima de pranchas feitas a partir de lixo plástico.
O MEO enquanto marca de causas e através da ligação com o Surf, promoveu o desenvolvimento de pranchas, construídas a partir de plástico reciclado.