Pelo Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, vão desfilar aquelas que têm sido as soluções adotadas pelo tecido económico e social nacional, numa demonstração do que são as vantagens e os benefícios práticos da tecnologia 5G. Ao longo dos dois dias, além de participar num painel de debate entre os três principais operadores do país, o MEO subirá a palco e será destaque em inúmeras demonstrações que ali terão lugar pelas mãos dos parceiros que implementaram soluções MEO.
Na prática, o público vai ficar a conhecer uma nova geração de tecnologias como fibra ótica, redes móveis, 5G, cloud, inteligência artificial, e a forma como estas estão a impulsionar a transformação e a digitalização das organizações, também ao nível das operações.
De entre as aplicações possíveis, algumas das que serão demonstradas assentam na sensorização do chão de fábrica, robótica e AGVs, comunicações mission critical, streaming de vídeo, entre outras.
Suporte a operações aumenta exigência
Num contexto cada vez mais exigente do ponto de vista tecnológico, as redes móveis privadas que usam 5G têm vindo a registar uma adesão crescente. Numa fase inicial, os utilizadores destas redes privadas 5G estavam concentrados sobretudo na indústria. Todavia, as mais recentes análises de mercado revelam hoje um crescimento claro na instalação deste tipo de redes em setores como os transportes e logística, media e entretenimento, saúde, entre outros. Na teoria, todos os setores de atividade podem aproveitar o 5G para seu benefício.
Entre os benefícios do 5G estão a maior velocidade, baixa latência e uma maior robustez da conectividade. São características que permitem às empresas melhorarem as suas operações e processos críticos, minimizando falhas e necessidades de correções.
A transformação digital das organizações requer, muitas vezes, níveis de conectividade móvel permanente que possibilitem um ambiente de mobilidade plena e específica para pessoas e máquinas, sem constrangimentos de natureza física ou arquitetónica.
Acresce que esta conectividade tem de ser em tempo real, ou seja, com latência muito reduzida e praticamente imune a interferências externas causadas por tecnologias rádio ou ambientes eletromagnéticos complexos, por exemplo.
E é neste contexto que o 5G surge como solução. Este tipo de rede surge como sinónimo de segurança, fiabilidade e disponibilidade. No caso das redes privadas, é como se o cliente tivesse uma fatia da rede MEO 5G totalmente dedicada às suas operações, beneficiando, por isso, de total prioridade de tráfego.
A Private Custom Network permite criar e gerir uma rede móvel privada virtual assente na rede móvel MEO, especificamente desenhada e implementada para fazer face às necessidades das empresas. Acresce ainda aqui o facto de tratar-se de uma solução flexível e passível de ser adaptada pelo próprio cliente às suas necessidades, ajustando e personalizando parâmetros de desempenho, estrutura e recursos.
Através do seu polo de inovação, situado em Aveiro, a Altice Labs, o MEO desenvolveu ainda um portal de selfcare que permite ao cliente gerir e monitorizar, de forma autónoma e em tempo real, todos os cartões 5G que fazem parte da sua rede móvel privada.
Jornal de Negócios