A Cloud é um dos principais pilares da Transformação Digital das empresas na medida em que lhes permite aceder a recursos computacionais e de armazenamento à medida das suas necessidades, reduzindo, assim, os custos e aumentando a agilidade e a escalabilidade.
A Cloud trouxe para as organizações um modelo de negócio completamente inovador, em termos de adoção de infraestrutura de hardware e software, o que acarretou mudanças de paradigma muito importantes.
Em primeiro lugar, o ownership e, associado a isso, a redução de custos.com a Cloud, as empresas e organizações não precisam de investir em hardware e na gestão dos Data Centers. Elas podem simplesmente adquirir esse tipo de serviços a pedido e pagar apenas o que utilizam, com reduções muito significativas de custos operacionais.
Em segundo lugar, a escalabilidade, ou seja, a capacidade de aumentar ou diminuir de forma drástica a procura por capacidade de computação, de uma hora para a outra. Por exemplo, se uma empresa do sector do Retalho necessita de maior utilização de computação, em períodos de pico como a Black Friday ou o Natal, por exemplo, pode, com a Cloud, aumentá-la temporariamente para depois retomar o nível de utilização normal.
Em terceiro lugar, a maior eficiência. Os Service Providers de Cloud têm como core business a gestão de Data Centers e o fornecimento de serviços de computação, com capacidade para otimizar, por exemplo, a sua eficiência energética. 1% do consumo de energia do planeta é já decorrente do processamento de dados. As necessidades de computação vão continuar a aumentar e a Cloud tem um papel fundamental na otimização desse consumo quando a comparamos com os tradicionais Data Centers de cliente.
Ao nível da Segurança dos dados e aplicações, a eficiência encontrada num modelo cloud é ainda mais evidente. No atual contexto, uma estratégia de cibersegurança adequada implica conciliar diferentes tipos de soluções avançadas, especialistas e processos bem oleados que seguem best practices internacionais, continuamente em evolução. Os Service Providers, como a Altice, conseguem garantir essas medidas de proteção da Cloud e Data Centers contra ciberataques e roubo de dados de forma muito mais musculada e profissional que qualquer empresa que tente fazê-lo autonomamente.
Quais as soluções Cloud MEO Empresas que gostariam de destacar?
A MEO Empresas oferece uma variedade de opções para atender às necessidades de infraestrutura, segurança e flexibilidade das empresas na era da computação em nuvem:
- Servidores Privados: trata-se de uma solução que permite às empresas criar e gerir servidores virtuais na Cloud, com diferentes sistemas operativos, firewall nativa Palo Alto e add-ons que trazem segurança acrescentada como o serviço de Backup Centralizado. Com acesso a um portal de selfcare, o cliente pode gerir os recursos contratados e fazer configurações técnicas nas suas máquinas virtuais, com total autonomia.
- Cloud Security e Cloud Security Pack: estas soluções permitem fazer cópias de segurança automáticas (backup) e encriptadas dos dados críticos do negócio, com armazenamento na Cloud, caucionando assim a rápida recuperação dos dados em caso de perda, roubo ou avaria dos equipamentos - garantia indispensável a qualquer empresa, independentemente da sua dimensão.
Destacam-se ainda, no que é disponibilizado aos clientes da MEO Empresas, os serviços de equipas técnicas especializadas e certificadas que asseguram todas as atividades necessárias para a gestão eficiente das infraestruturas de TI/SI no dia-a-dia das empresas, libertando recursos para aquele que é o negócio core das mesmas.
Além destas, a oferta da MEO Empresas passa ainda pela disponibilização de serviços de email, domínios e alojamentos web que são hoje uma peça elementar da presença digital de qualquer empresa.
Cloud Híbrida Multicloud: é a mais recente aposta da MEO Empresas e vem permitir aos clientes tirar o máximo proveito dos serviços e plataformas das clouds públicas. Na prática consiste numa ferramenta de gestão multicloud que concentra, numa só plataforma, o acesso a clouds públicas como a Microsoft Azure e AWS, com uma só fatura integrada MEO Empresas, com suporte na migração/on boarding dos serviços e apoio em português disponível a qualquer momento.
De que forma é que a transição para a Cloud impacta nos resultados do negócio?
A Cloud é uma tecnologia verdadeiramente democrática porque está ao alcance das grandes empresas, mas também das pequenas, com impactos diretos inquestionáveis nos resultados financeiros e operacionais de umas e de outras. Com a Cloud, essas pequenas empresas podem trabalhar em mobilidade, gerir e crescer o seu negócio sem preocupações de suporte de IT e Segurança, mas também experimentar novas abordagens de negócio ou processos sem grande compromisso.
Qualquer empresa, por menor que seja, pode ter uma boa ideia e concretizá-la de forma rápida, com pouco investimento.
A Cloud pode parecer desafiante para algumas empresas, mas, a verdade é que apresenta enormes oportunidades. E é nossa missão, como parceiros de negócio, ajudar as empresas a fazer esse caminho.
E se isto é assim para pequenas empresas com pequenos orçamentos, no caso das grandes, em que o orçamento é proporcionalmente maior, a transição para a cloud pode mesmo traduzir-se numa rápida deslocação para novos mercados ou novas geografias, na criação de novos serviços e novos produtos ou, até, na transformação de uma empresa num disruptor de um segmento ou de um mercado num período muito curto.
Quais são as oportunidades para as empresas tirarem melhores proveitos da Cloud?
Há várias formas das empresas potenciarem os ganhos que podem resultar de uma transição para a Cloud, desde logo aproveitando a escalabilidade e a flexibilidade que este tipo de ferramenta pode trazer à gestão dos negócios. Num mercado que se caracteriza, cada vez mais, por rápidas e profundas alterações no comportamento dos consumidores, a Cloud vem permitir que as empresas se adaptem também mais rapidamente às mudanças de mercado e às necessidades dos clientes, sem grandes investimentos iniciais ou riscos de obsolescência.
A exploração de soluções de inteligência artificial, machine learning, big data e analytics que a Cloud oferece, para obter insights valiosos sobre um negócio, sobre a concorrência ou sobre os consumidores, vem também imprimir consideráveis melhorias na tomada de decisões, com tudo o que daí resulta em vantagem competitiva para as empresas que agarrem essa oportunidade.
Quais as tendências de futuro para maximizar a utilização da Cloud?
No futuro, a tendência passará pela exploração da inteligência artificial e do machine learning na Cloud, possibilitando às empresas analisar grandes volumes de dados, gerar insights, otimizar processos, personalizar ofertas e melhorar a experiência dos clientes.
Outro dos processos a que iremos assistir consistirá na integração da Cloud com tecnologias emergentes como a Internet das Coisas, a realidade aumentada, a realidade virtual, o blockchain e a biometria, que abrem novas possibilidades de criação de soluções disruptivas e diferenciadas.
"O caminho de maximização da Cloud far-se-á, ainda, da combinação desta tecnologia com as redes 5G. As vantagens que esta conectividade aporta, seja em segurança, robustez ou velocidade, serão fulcrais para que as empresas possam tirar o máximo proveito das soluções Cloud, sobretudo se estivermos a falar de serviços críticos." Diz Paulo Rego, diretor de Produto e Pré-Venda da MEO Empresas.
Em relação aos dados, quais os principais desafios e oportunidades para as empresas?
Os principais desafios e oportunidades para as empresas são:
- Garantir a qualidade, a integridade, a atualização e a padronização dos dados, que são essenciais para que possam ser usados de forma eficaz e confiável pelas aplicações e pelos utilizadores;
- Cumprir as normas e regulamentos de proteção de dados, que exigem às empresas implementarem medidas de segurança, privacidade e transparência no tratamento dos dados pessoais dos seus clientes e colaboradores;
- Garantir a segurança dos dados, fator que é cada vez mais premente perante o aumento do número de ciberataques e roubos de dados que se têm registado nos últimos anos. Este nível de segurança dependerá da criticidade dos dados e da empresa em si, consoante a sua atividade e nível de digitalização. Não obstante, nos dias de hoje todas as empresas, independentemente da sua dimensão necessitam de assegurar o backup dos seus dados, com soluções que garantam que os mesmos não ficam corrompidos e que, quando necessário, a reposição desses dados de backup é feita de forma eficiente.
Extrair insights e valor dos dados. Isto implica aplicar técnicas de análise, visualização e modelação dos dados para gerar conhecimento que permita às empresas tomar decisões e criar produtos e serviços inovadores.
Na era dos dados, é fundamental gerar valor a partir deles. Que soluções têm ao dispor dos clientes? Os dados permitem conhecer melhor as necessidades, preferências e comportamentos dos clientes, o que possibilita oferecer produtos e serviços mais personalizados, relevantes e satisfatórios.
Um exemplo de uma solução da MEO Empresas que ajuda as empresas, organizações e municípios a tirar o máximo potencial dos dados é o Geo Analytics. Esta ferramenta baseia-se nos dados da rede móvel MEO, após devidamente anonimizados e tratados, dando a conhecer padrões de comportamento e fluxos de mobilidade de residentes, visitantes ou turistas, nacionais ou estrangeiros.