Inteligência Artificial em foco na segunda edição do MEO Empresas Talks

​​​O segundo MEO Empresas Talks - um conjunto de eventos que procuram informar e alertar as empresas portuguesas para temas atuais e de elevado interesse para a sua atividade - começou às 9h30 desta quarta-feira, 17 de julho, com Nuno Nunes, Chief Sales Officer B2B da Altice Portugal, a inaugurar o tema central: a Inteligência Artificial (IA).


Sob o mote de como a IA pode impulsionar os negócios portugueses, Nuno Nunes destacou a importância da variável tempo aliado à tecnologia, afirmando que essa combinação aumenta a competitividade das empresas. O Chief Sales Officer B2B da Altice Portugal assegurou que "a IA não é uma escolha, mas sim um must have que fará parte do nosso dia-a-dia".


De seguida, subiu ao palco Adolfo Mesquita Nunes, Sócio da Pérez-Llorca, que lançou o tema dos riscos e consequências da utilização de IA. O advogado refere que "a IA não é um assunto de IT, é muito mais estratégico do que isso". O palestrante abordou também o Regulamento Europeu de Inteligência Artificial (AI Act), que entra em vigor em agosto, e obriga as empresas a seguir uma série de requisitos éticos essenciais na utilização de IA. Neste sentido, revela a importância da formação de colaboradores, de conhecer o Regulamento e quais são os comportamentos de alto risco, de realizar uma análise de risco e mapear os processos de IA que a empresa está utiliza.


Conclui ainda que "este não é tempo de as empresas terem medo da IA, de se assustarem com os riscos que a IA provoca, ou de ficarem preocupadas com as multas que podem vir a pagar - quer dizer, assustem-se, mas esse não é o ponto. Temos dois anos para preparar as empresas, mas, sobretudo, o que este Regulamento vai trazer é uma nova forma de olhar para a IA e ter consciência dos riscos que correm".


O painel de discussão contou com a participação de Adolfo Mesquita Nunes - Sócio da Pérez-Llorca, Jorge Sousa - Responsável pela área de Business Communication na Altice Labs | BOTSchool - Plataforma Conversational AI, Miguel Pinto - Managing Director da Continental Advanced Antenna Portugal. "A sua Empresa está preparada?" foi a pergunta que deu início à mesa-redonda desta edição, marcada por uma conversa que abordou pontos como: colaborador vs IA; as vantagens competitivas da IA, por exemplo ao nível da produtividade e da sustentabilidade ambiental; o futuro autónomo da IA; o impacto do Regulamento Europeu de Inteligência Artificial nas PME portuguesas; as funcionalidades da IA generativa; os benefícios da IA no time-to-market; entre outros temas.


IT Insight