SmartAL e a Gestão de Recursos Humanos nas IPSS

MEO Empresas, Fundação Santander, Samsung e Sioslife aliam-se para acelerar a transformação digital das IPSS

​O "Cuidado Digital 360+" é um projeto de digitalização que visa analisar o impacto positivo da tecnologia no setor social, nomeadamente no trabalho de profissionais e na vida dos utentes e familiares. Para além disso, pretende ainda dotar o setor social de maior eficiência e rentabilidade, por forma a garantir os melhores serviços e cuidados aos seus utentes.

Para tal, conta com as várias soluções tecnológicas desenvolvidas pela MEO Empresas, enquanto responsável pela disponibilização do SmartAL – solução focada no acompanhamento de saúde de seniores e doentes crónicos à distância; pela Sioslife, responsável pelo desenvolvimento e gestão da plataforma de suporte a clientes e gestão de processos; pela Samsung, enquanto fornecedora dos dispositivos e equipamentos; e pela vontade assumida pela Fundação Santander Portugal de ter um impacto positivo na comunidade.

Assim, foi implementado um projeto-piloto em duas IPSS, com valências de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário – a Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra e o Centro Social e Paroquial de Raimonda.

Os resultados preliminares revelam a importância e o impacto da digitalização no seio destas Instituições, demonstrando a mudança positiva na vida dos idosos que passaram ter mais apoio na monitorização da sua qualidade de vida e em eventuais problemas de saúde, bem como uma significativa melhoria ao nível de trabalho dos cuidadores.

"O ‘Cuidado Digital 360º’ pretende ser uma resposta à necessidade natural de evolução do setor social. Hoje, a transformação digital é uma realidade na maioria dos setores da sociedade, apresentando diversas mais-valias e benefícios na sua utilização. Como tal, também o setor social e da saúde necessitam do desenvolvimento de soluções com vista à conciliação da prestação de cuidados de saúde e do apoio social, com valências que possibilitam um acompanhamento de maior proximidade”, explicam em comunicado."

Por André Manuel Mendes, Executive Digest​