MEO no ecossistema de parceiros da Azure Programmable Connectivity

MEO é a primeira empresa portuguesa a integrar o ecossistema de parceiros da Azure Programmable Connectivity

O MEO é a primeira empresa portuguesa a integrar o ecossistema de parceiros da Azure Programmable Connectivity (APC), solução que ajuda os programadores na criação de aplicações 5G.

A Microsoft pretende desenvolver um forte ecossistema de parceiros, dos quais fazem parte os maiores operadores globais e a empresa acaba de anunciar, no Mobile World Congress, que decorre em Barcelona, que o Azure Programmable Connectivity está agora disponível em preview pública como um serviço Azure.

A Microsoft está a colaborar ativamente com operadores globais, sendo o MEO o primeiro português a integrar este forte ecossistema de parceiros.

Totalmente integrado no Azure Marketplace, o APC permite que os operadores comercializem as suas APIs de rede e simplifica o seu acesso para os programadores.

A APC fornece acesso contínuo ao Open Gateway para que os programadores criem aplicações nativas na nuvem e Edge, que interagem com a inteligência da rede. Ao fornecer uma interface unificada e padrão em todas as redes de operadores, os programadores podem criar aplicações nativas de ponta que interagem com a inteligência das redes.

Com a integração na APC, o MEO vai dar acesso a` sua rede aos programadores, simplificando e tornando mais acessível a utilização dos seus serviços. Através das interfaces normalizadas e de simples utilização, o objetivo é disponibilizar novos recursos de rede, permitindo novos serviços com maior desempenho, segurança ou prevenção de fraudes, para acelerar o crescimento dos serviços e aplicações digitais 5G.

"Esta parceria é uma extensão natural do trabalho conjunto desenvolvido pelo MEO e Microsoft na oferta de soluções Cloud Híbrida e de Produtividade para o mercado Empresarial, nomeadamente com as ofertas Azure, Azure Stack Hub e Microsoft 365", afirmou Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal. "Com este novo passo, empresas e startups vão ter um acesso mais facilitado a`s APIs da rede MEO, recursos que irão ganhar uma importância crescente no contexto do desenvolvimento aplicacional, ao longo dos próximos anos."

Para Andrés Ortolá, Diretor-Geral e Presidente da Microsoft Portugal, "a APC permite que os operadores partilhem as suas APIs de rede no Azure Marketplace, disponibilizando-as para que os programadores criem aplicações 5G que possam servir as necessidades das empresas e dos consumidores. Ter o MEO como parte do portefólio do Azure para Operadores e ser pioneiro na APC é mais um passo no reforço da nossa parceria. Estamos ansiosos para ver as aplicações que surgirão e que vão permitir novos e diferenciados casos de uso no mercado".