Soluções vencedoras 5G Challenge | MEO Empresas

Conheça as soluções vencedoras do 5G Challenge

​​O que têm em comum uma solução que disponibiliza informação para a operação de drones além da linha visual (BVLOS) com base em dados de redes móveis, uma ferramenta para gestão de redes privadas 5G e edge computing e uma tecnologia sofisticada de gestão integrada de aplicações que funciona na nuvem para tornar as redes à prova de intrusão?

Estes foram os três projetos vencedores da primeira edição do concurso de inovação tecnológica 5G Challenge promovido pela MEO Empresas. A iniciativa visa dinamizar e premiar soluções alavancadas pela tecnologia 5G capazes de impulsionar a transformação digital das empresas e organizações, além de dar oportunidade a empresas e startups, dos quatro cantos do mundo, de fazer parte deste processo em Portugal.

O desafio proposto para a primeira edição do concurso constou na apresentação de soluções inovadoras assentes nas mais diversas tecnologias ─ realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, big data ou Internet das Coisas ─ que, potenciadas pelas vantagens do 5G, facilitam uma maior automação de processos, maior modernização de indústrias e uma melhor qualidade do trabalho e da vida em geral.

De acordo com Nuno Nunes, Chief Sales Officer B2B da Altice Portugal, “é com grande entusiamo que vemos o concurso da MEO Empresas adaptar-se ao mercado e expandir-se internacionalmente. No final desta edição, contámos com a participação de quatro empresas internacionais vindas da Áustria, Espanha, Polónia e Médio Oriente. Isto significa que estamos no caminho certo.”


Três projectos com impacto

Um dos projetos vencedores apresentou uma solução de computação de alto desempenho que conecta as indústrias de aviação e de telecomunicações na operação de drones. Outro projeto vencedor apresentou a plataforma SaaS (software as a service) em cloud que permite que o acesso a uma private network 5G plus edge computing (computação de borda) seja mais fácil, flexível e escalável para indústrias e cidades inteligentes. A plataforma implementa também várias 5G-optimized edge apps, como aplicações para controladores de robótica/drones, AR/VR (ou seja, através de realidade aumentada/realidade virtual) ou análises de IA (Inteligência Artificial) dentro de cada uma dessas redes através de alguns cliques apenas. O terceiro projeto captura e transmite dados críticos de processos e de ativos industriais, possibilitando alcançar menores custos de manutenção e melhores decisões. Esta solução garante, igualmente, entregar uma rede segura e supervisionada de dados fabris com uma hipervisão sobre microsserviços implantados remotamente e uma representação em digital twin de ativos de edge computing e de aplicativos de IoT (Internet das Coisas).

Os três vencedores vão ter acesso ao programa de startups da Web Summit, evento a decorrer em Lisboa, de 13 a 16 de novembro próximo, a ver divulgadas as suas soluções em vários meios de comunicação, incluindo o website e redes sociais da MEO Empresas, e a possibilidade da sua integração no portefólio de Produtos & Serviços da marca da Altice Portugal.

Segundo Nuno Nunes, a MEO Empresas é pioneira “em ajudar e preparar as empresas e organizações a atingirem o seu potencial e a criarem um impacto positivo no mercado e no mundo empresarial, demonstrando que somos um parceiro ativo, com soluções relevantes para os nossos clientes e para Portugal. A primeira edição do 5G Challenge foi uma montra de soluções que aportam valor ao dia a dia das empresas e organizações e que combinam tecnologia e inovação”.

Numa altura em que o mundo está a evoluir de forma muito rápida, com constantes avanços tecnológicos, o 5G é o caminho para o futuro das empresas, para o bem-estar das pessoas e um importante aditivo para a transformação de processos operacionais, fundamentais para manter a competitividade das organizações num mercado cada vez mais global. A MEO Empresas continua a assumir-se como um parceiro de excelência no caminho da transformação digital, levando a tecnologia e a inovação a lugares nunca alcançados.


5G Challenge à lupa

A primeira edição do concurso da MEO Empresas contou com 22 participantes e 11 soluções finalistas, de que resultaram três vencedores: AirborneRF, Neutroon e Orchestra.

O evento de apresentação e entrega de prémios decorreu no passado dia 19 e teve a participação dos membros do júri: Nuno Nunes, Chief Sales Officer B2B da Altice Portugal; Alcino Lavrador, Diretor-Geral da Altice Labs; Bruno Horta Soares, Executive Advisor and Professor; José Vera, Diretor de Sistemas de Informação da CUF; Pedro Matos Silva, Head of Digital Technologies da The Navigator Company; e, Ricardo Lima, Head of Startups & Investors da Web Summit.

Este concurso é uma evolução do IoT Challenge que nas suas sete edições contou com a candidatura de mais de 200 participantes, de cerca de 80 empresas, e que resultaram em 24 soluções vencedoras.