Saltar para os conteúdos

Município de Lagoa aposta na qualidade ambiental | MEO Empresas

Município de Lagoa aposta na qualidade ambiental

Município de Lagoa aposta na qualidade ambiental

Em Lagoa, município algarvio com cerca de 25 mil habitantes, conhecido pelos seus valores naturais (por exemplo, a famosa gruta de Benagil), a tecnologia e a inovação são ferramentas estratégicas para a construção de um futuro sustentável. Para Luis Encarnação, Presidente do executivo municipal, "estes são instrumentos essenciais para melhorar a eficiência administrativa, aumentar a transparência, fornecer serviços públicos de qualidade e criar um ambiente urbano mais sustentável e habitável".

Nos últimos anos, o município de ​Lagoa assumiu uma estratégia de desenvolvimento que prioriza a melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida, tanto para os residentes locais como para os visitantes. Segundo Luis Encarnação, "a nossa visão é criar um ambiente urbano sustentável e atrativo, com base em três pilares fundamentais: sustentabilidade ambiental, desenvolvimento económico sustentável e qualidade de vida e bem-estar".

Lagoa cidade inteligente

Uma parte fundamental desta estratégia municipal é o desenvolvimento do conceito de "Smart City" em Lagoa. Para o presidente da autarquia, "a utilização da tecnologia e da inovação, e o desenvolvimento de uma cidade inteligente, são fundamentais na abordagem dos desafios que as complexidades das áreas urbanas enfrentam na criação de ambientes urbanos mais eficientes, sustentáveis e habitáveis". Para Luis Encarnação, "esta estratégia de desenvolvimento está a tornar Lagoa num exemplo a seguir por outras cidades em busca de um futuro mais brilhante e sustentável". Refira-se que, muito recentemente, o Município de Lagoa foi um dos seis municípios premiados na 1ª edição dos Prémios Portugal Smart Cities, que distinguiu a plataforma de gestão da Smart City Lagoa, em que se inclui o sistema de monitorização ambiental, na categoria "Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente".

Parcerias são fundamentais

Para garantir o sucesso desta estratégia de desenvolvimento de uma cidade inteligente, e segundo o autarca, "estabelecemos parcerias com várias empresas e instituições, incluindo a MEO Empresas, com a qual desenvolvemos um sistema de monitorização ambiental avançado para manter o controlo da qualidade ambiental no concelho de Lagoa". A decisão de implementação de um sistema de monitorização ambiental, "surgiu da necessidade de acompanhar a qualidade ambiental nas operações e áreas urbanas do município de Lagoa, e tornou-se uma prioridade, dada a crescente preocupação dos nossos cidadãos com a sustentabilidade e o bem-estar", refere Luis Encarnação.

Opção pela melhor proposta

Após uma cuidadosa avaliação das opções disponíveis no mercado, a autarquia decidiu pela parceria com a MEO Empresas "devido à sua proposta acessível e à sua sólida reputação como provedora de serviços de alta qualidade e inovação. A proposta destacou-se por ser altamente competitiva em termos de custo e eficácia, com um equilíbrio ideal entre funcionalidade, facilidade de implementação e acessibilidade" refere o autarca.

Implementação bem-sucedida

bem-sucedida O projeto de implementação do sistema de monitorização ambiental, em parceria com a MEO Empresas, "tem sido uma jornada bem-sucedida para aprimorar a qualidade ambiental no nosso concelho", avalia o autarca. Na perspetiva do município, a instalação de dez equipamentos de monitorização ambiental ocorreu sem problemas significativos. Um fator importante que facilitou a instalação foi o uso de painéis solares para alimentação dos equipamentos, o que tornou a escolha​ dos locais de instalação, flexível e sustentável.

Este sistema de energia autossuficiente demonstrou ser não só eficaz, como ecologicamente correto.

Além disso, na avaliação dos serviços do município, a manutenção dos equipamentos tem sido eficiente e descomplicada. Em resultado disso, mais de 90% do tempo, todos os dez equipamentos estão em pleno funcionamento, fornecendo dados valiosos. No estado atual do projeto, o centro de operações "Smart City Lagoa" recebe os dados da monitorização ambiental regular e em tempo real através de uma rede de comunicações IoT, uma API e de uma plataforma WEB. Os dados fornecidos pelos sensores integrados nos equipamentos são usados para monitorizar a qualidade do ar, níveis de ruído e partículas suspensas. "Essas informações são fundamentais para a tomada de decisões informadas, permitindo ao município responder rapidamente a eventos ambientais, como poluição e alterações climáticas", assinala o autarca.

Benefícios de curto e longo prazo

Na perspetiva de Lagoa, a implementação de sistemas de sensores ambientais não só traz benefícios imediatos - como a melhoria da qualidade ambiental e a capacidade de resposta a emergências - mas também trará benefícios a logo prazo, incluindo maior sustentabilidade ambiental, melhoria da qualidade de vida, redução de custos operacionais, e o fomento da inovação e do crescimento económico. Para Luis Encarnação, a monitorização ambiental é "parte integrante da nossa estratégia de transformação em uma cidade mais inteligente e sustentável". Para o autarca “este projeto representa um passo significativo em direção a um ambiente urbano mais limpo e saudável. O município de Lagoa e o seu executivo estão comprometidos em continuar a promover a qualidade ambiental e o bem-estar dos seus cidadãos por meio da inovação e da tecnologia", conclui.

​​​​​​