Mas o que se vislumbra da sede da Visabeira é um mundo de negócios a perder de vista. Dividido em três sub-holdings: a Visabeira Global e sua subsidiária Constructel Visabeira com atividades nas áreas de telecomunicações, energia, tecnologia e construção; a Visabeira Indústria. com atividades na cerâmica e cristalaria, fabrico de cozinhas, biocombustiveis, energia térmica e recursos naturais; a Visabeira turismo, Imobiliária e Serviços, com negócios em hotelaria, restauração, imobiliária e serviços.
Atualmente o grupo Visabeira chega 'por via dos seus produtos ou serviços a 133 nações, nos cinco continentes' e conta com 'mais de 13 mil colaboradores de diferentes nacionalidades, distribuídos pelos países onde está presente', sublinha o timoneiro desta multinacional. No conjunto de empresas participadas, o Grupo Constructel Visabeira. que integra 39 empresas especializadas nos sectores das telecomunicações e energia, em Portugal, França, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha, Suécia e Estados Unidos da América, destaca-se por ter impulsionado a internacionalização do grupo, iniciada 'no final dos anos 80', recorda Fernando Daniel Nunes.
No entanto. ao longo dos anos outros negócios do portefólio Grupo Visabeira foram objeto de internacionalização, desde a hotelaria, construção civil ou imobiliária, até à presença mais recente da cerâmica e cristalaria', esclarece o administrador. Dono de "empresas e marcas reconhecidas nacional e internacionalmente' como a Vista Alegre, Bordallo Pinheiro, Edivisa. Montebelo Hotels, MOB Cozinhas, TVCABO Angola e TVCABO Moçambique. o grupo Visabeira tem também um leque consolidado de atividades que lhe tem permitido não só resistir aos desafios da conjuntura, mas continuar a crescer a um ritmo recorde.
'Em 2022. o grupo Visabeira alcançou o marco histórico de 1.452 milhões de euros de volume de negócios consolidado, um aumento de 281 milhões de euros face ao ano de 2021, traduzindo-se num crescimento de 24%'. anuncia Fernando Daniel Nunes. Maior empregador do distrito de Viseu e um dos maiores do pais, a Visabeira pretende 'manter em Portugal a liderança nas principais áreas do grupo. nomeadamente na engenharia e construção de redes telecomunicações e energia e na cerâmica e cristalaria'. embora com a consciência de que a atividade, em Portugal. está condicionada à dimensão do mercado de um pais médio europeu'. reconhece o administrador do grupo. O que. ainda assim. não impede o grupo de querer 'continuara crescer e desenvolver negócios em Portugal em áreas como é exemplo a hotelaria. onde realizámos nos últimos anos importantes e criteriosos investimentos, em linha com um dos sectores que mais contribui para a imagem e riqueza nacional', ressalva Fernando Daniel Nunes.
De olhos postos 'na transição digital do mercado português. europeu e mundial', a Visabeira enaltece ainda o contributo da MEO Empresas enquanto 'parceiro histórico. que tem acompanhado o crescimento do grupo não só em Portugal como noutros países' conclui Fernando Daniel Nunes.