Pestana Hotel Group | MEO Empresas

Pestana Hotel Group

De que forma é que o Grupo Pestana encara o ano que agora começa?

A conjuntura de grande volatilidade fomentada pela guerra na Ucrânia, pela inflação e pelo agravamento dos custos na energia não impediu a retoma do papel fulcral do turismo na economia portuguesa durante o ano passado, como, aliás, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Presente em 16 países e com mais de 100 hotéis no portefólio, o Pestana Hotel Group foi um dos promotores desta retoma, beneficiando da vontade dos clientes de descansar num destino de férias e de serem recebidos num ambiente que definimos como “The Time of your Life”.

Para 2023, permanecem os riscos da guerra e da inflação e adiciona- se a incerteza do eventual desencadeamento de uma recessão em alguns dos países onde temos operações, bem como naqueles que são emissores de turistas para Portugal.

Nos próximos meses, vamos abrir dois novos hotéis no centro de Lisboa, um com 89 quartos na Rua Augusta e uma pousada com 42 quartos em Alfama, ativos com muito potencial, dado o interesse dos turistas em Lisboa e a localização privilegiada em duas zonas nobres da cidade.

A consolidação nos segmentos da hotelaria e do imobiliário permitem-nos manter o otimismo relativamente a 2023, alimentado pela situação financeira sólida e pela recetividade que a marca tem nos mercados onde estamos presentes, estando também confiantes na nossa equipa de mais de 5000 pessoas, dinâmica e empenhada.


Qual o contributo da Altice, enquanto parceiro tecnológico, para o negócio do Grupo Pestana?

A nossa visão para a hotelaria impõe soluções tecnologicamente robustas, resilientes e inovadoras e a Altice é um parceiro confiável nessa matéria.

Os clientes não dispensam a qualidade de wi-fi e conectividade durante a estadia, seja em família ou em estadia de negócios, e a exigência dessa conectividade dispara com as plataformas de jogo ou entretenimento.

Tanto antes como após a estadia, a interação é física e, crescentemente, virtual, seja pelo acesso a canais digitais, realidade aumentada ou baseada em sistemas sofisticados de interação com base em inteligência artificial em contexto de mobilidade, onde o telemóvel é o meio privilegiado.

Vital nesta indústria é a privacidade e proteção de dados, para o que se exigem parceiros tecnológicos e soluções de sistemas de informação completas e com capacidade de evoluir, com um roadmap que combine bem com as necessidades de negócio.

O acompanhamento e suporte, quer presencial quer remoto, garantindo uma cobertura 24 horas, sete dias por semana, ajuda aos objetivos de rápida resposta a incidentes e garante uma melhor disponibilidade das redes e sistemas sob gestão da Altice.

Por fim, a partilha frequente de pista de inovação (seja com a ajuda de experiências internacionais, seja de empresas locais associadas) a parceiros como a Altice, favorece a construção do roadmap de evolução tecnológico com maior chance de execução a tempo e horas.

Por exemplo, a monitorização e controlo de consumos de energia, através da conectividade direta com os “contadores”, que permite instruções de retorno para uma utilização responsável e sustentável.