Respondendo por mais de 74 referências de vinho, dos brancos aos tintos, dos jovens aos reservas, passando pelos licorosos, rosé e espumantes, os néctares produzidos pela Carmim são um reflexo das características de solo e clima e do melhor da tradição vitivinícola da região.
Segundo a Carmim, a qualidade da matéria-prima, oriunda de uma região de denominação de origem, é mesmo uma das mais-valias inequívocas da cooperativa, a par do capital humano e de um complexo agroindustrial de oito hectares, onde sobressaem as adegas, uma para vinhos regionais, outra para vinhos DOC e o pavilhão de engarrafamento, dotados da mais alta tecnologia.
Capaz de vinificar 1,5 milhões de quilos de uva por dia, engarrafar 21 mil garrafas por hora e armazenar até 33 milhões de litros, a Carmim destaca-se como uma das maiores adegas do Alentejo e do país, sendo um dos principais motores de desenvolvimento socioeconómico da região de Reguengos de Monsaraz e um suporte essencial para as empresas agrícolas associadas e respetivas famílias na sua área de influência.
Com o mercado nacional a representar aproximadamente 75% do negócio da Carmim, as principais marcas da cooperativa são Reguengos, Monsaraz, Terras d’el Rei e Olaria. Contudo, os mercados externos também têm a oportunidade de tomar o gosto aos néctares produzidos pela Carmim, sendo o Brasil o principal destino das exportações da cooperativa, que acabm por rumar a dezenas de países espalhados por vários continentes.
Com raízes firmadas na terra, a Carmim afirma igualmente ser uma marca preocupada com a sustentabilidade, firmando um compromisso que se desenvolve em diferentes dimensões: desde logo, a sustentabilidade financeira dos associados e a sustentabilidade ambiental. Isto, sem esquecer a sustentabilidade do território, por forma a contribuir para criar riqueza e combater a desertificação do interior, ajudando a fixar pessoas na região.
Ao longo dos seus mais de 50 anos de vida, a Carmim tem procurado constituir-se também como um agente de mudança, abraçando as novas tecnologias, seja na receção da uva, na vinificação, engarrafamento ou até no desenvolvimento de sistemas de gestão do processo de produção, como é exemplo o sistema Vinus – Software de Gestão Vitivinícola associado ao ERP Primavera, que teve origem numa colaboração intensa entre a Carmim e o seu parceiro tecnológico.
Nesta busca pela inovação de processos e produtos, a Carmim tem contado ainda com o contributo da MEO Empresas, numa parceria de longa data na qual o acompanhamento próximo e o contínuo têm sido fatores distintivos.