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Natixis em Portugal - Gestão eficiente e integrada das áreas de suporte com o BPO da MEO Empresas

Em 2017, a Natixis instalou o seu centro de excelência em tecnologias de informação na cidade ​do Porto, onde centraliza os serviços informáticos que antes eram prestados em França, por fornecedores externos. A unidade de sistemas e tecnologias de informação da Natixis em Portugal, que conta atualmente com mais de 300 colaboradores, e tem como objetivo criar mais de 600 postos de trabalho diretos até ao final de 2019, é hoje um centro tecnológico de excelência que fornece soluções inovadoras de suporte a todas as operações do negócio da Natixis em todo o mundo.


O desafio

Nathalhie Risacher, Senior Country Manager da Natixis em Portugal, refere que “Portugal é hoje um país que detém elevadas competências tecnológicas aliadas a um ambiente atrativo ao investimento, possibilitando o acesso a serviços e a recursos altamente qualificados e especializados, com ganhos de eficiência, o que nos levou a trazer para a cidade do Porto o nosso Centro de Excelência em Sistemas e Tecnologias de Informação (SI/TI).

De forma a podermos garantir todos os serviços de suporte ao nosso Centro de Excelência em Sistemas e Tecnologias de Informação, com elevada qualidade, decidimos recorrer a um parceiro português altamente credenciado em outsourcing de serviços.”


A solução implementada

O serviço de BPO da MEO Empresas assegura a gestão e a operação end-to-end das funções de suporte à atividade do Centro de Sistemas e Tecnologias de Informação da Natixis em Portugal:

Gestão de Recursos Humanos: gestão do cadastro e do processamento salarial e de despesas dos colaboradores da Natixis em Portugal.
Gestão Financeira e Tesouraria: gestão financeira global das operações de contabilidade (com gestão e mapeamento de 5 planos de contas internacionais) e fiscalidade em Portugal e França, reporting financeiro e de gestão (BI), consolidação de contas, gestão global de tesouraria, pagamentos e recebimentos.
Gestão de Compras: apoio na elaboração de RFP, consulta ao mercado e gestão das compras de produtos e serviços, e procurement.
Tranverse e Compliance: desenho e otimização de processos e procedimentos de suporte à atividade da operação e apoio na melhoria contínua de processos.


Os resultados alcançados

Segundo Rui Veloso, Head of Finance da Natixis em Portugal, “as áreas de suporte são estratégicas para o sucesso de toda a operação da Natixis, que está em fase de crescimento e de alargamento da sua atividade. Ao termos um parceiro especializado com know-how para assegurar, de forma articulada e integrada, toda a gestão e operação das atividades de suporte ao nosso Centro de Excelência em TI, não temos de alocar recursos internos e podemos estar totalmente centrados na nossa atividade core.

A externalização das funções de suporte num parceiro com elevada experiência e confiança permite-nos também garantir as melhores práticas na gestão destas operações.

Desta forma, podemos agilizar processos, otimizar recursos e garantir uma gestão integrada de todas as componentes de suporte, com base em sistemas de gestão de informação avançados, que garantem que todos os processos são corretamente tratados. Garantimos simplificação, transparência e otimização dos processos operacionais assim como um rigoroso cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos, com uma gestão de custos mais eficiente.

Para além disso, podemos assegurar sempre o dimensionamento de recursos técnicos e humanos de acordo com as necessidades evolutivas da nossa atividade, e com o nível de competência exigido. Dispomos de uma equipa experiente que garante a aplicação e o cumprimento dos requisitos legais não apenas do nosso país, nomeadamente a nível da gestão contabilística e fiscal, da gestão financeira e de recursos humanos, mas também no fundamental alinhamento com as diferentes especificidades, requisitos legais e regulatórios franceses, e que assegura um acompanhamento permanente dos níveis de serviço, com a produção periódica de indicadores de gestão fiáveis e rigorosos.

Ao fim do primeiro ano de atividade, podemos fazer um balanço global muito positivo da prestação do serviço, com os desenhos e respetiva implementação dos processos, com total cumprimento dos níveis de serviço acordados em todas as áreas de intervenção.

A nível da gestão de recursos humanos, entre março de 2017 e de 2018, foi assegurado o processamento de mais de 800 salários e cerca de 450 reembolsos de despesas a colaboradores.

Ao nível da gestão contabilística e financeira, foram contabilizados mais de 14 000 registos contabilísticos e processados mais de 4 000 movimentos de tesouraria e cerca de 100 relatórios fiscais internos e de gestão processual com reguladores e outras entidades portuguesas e francesas, assim como o registo, manutenção e mapeamento de cinco planos de contas em diferentes suportes aplicacionais portugueses e franceses.

A nível logístico, a equipa da MEO Empresas assegurou, ao longo do ano, a gestão de mais de 950 processos de compra e a gestão de cerca de 200 fornecedores nacionais e internacionais, com recurso a uma plataforma que permite fazer a gestão end-to-end do processo de compra e a gestão dos fornecedores, o que reverteu numa poupança estimada de 25% por via dos processos negociais efetuados.

Ainda ao nível da gestão e otimização de processos, foram definidos e desenhados cerca de 20 processos relacionados com as atividades financeira, compras e recursos humanos, com resultados claros a nível de agilização, simplificação e otimização operacional.

Orgulhamo-nos de ter hoje um centro tecnológico de excelência sediado na cidade do Porto, que fornece suporte TI avançado às operações da Natixis em todo o mundo e que vai continuar a crescer a sua operação a nível internacional. Para nos focarmos na elevada performance da nossa unidade tecnológica, contamos com um parceiro especializado, a MEO Empresas, para garantir que todas as funções de suporte estão sempre plenamente asseguradas e alinhadas com a estratégia da Natixis em Portugal”, conclui Rui Veloso.


Principais benefícios

  • Otimização e integração de todas as componentes de gestão.
  • Gestão flexível de recursos.
  • Eficiência e redução de custos operacionais.
  • Qualidade de serviço.