Em 2009, a BIAL lançou o primeiro fármaco de patente nacional, um marco histórico para a indústria farmacêutica portuguesa, que está já comercializado em vários países europeus e nos EUA. Em 2016 a BIAL lançou o seu segundo medicamento de investigação própria, um novo tratamento para a Doença de Parkinson.
Hoje, os medicamentos da BIAL são vendidos em mais de 55 países. A empresa perspetiva continuar a disponibilizar medicamentos inovadores e reforçar a sua presença internacional.
O desafio
De acordo com Rui Rodrigues, Diretor de Sistemas de Informação da BIAL “O nosso trajeto de evolução conduziu à necessidade de modernização da nossa infraestrutura tecnológica, para podermos desenvolver projetos de maior dimensão e assegurar a partilha de informação entre todas as unidades do grupo. Para isso, precisávamos de nos libertar da gestão interna da infraestrutura tecnológica e passar a utilizar os recursos tecnológicos de forma mais flexível e adequada ao crescimento do negócio, garantindo o suporte à evolução das nossas operações a nível de grupo”.
A solução implementada
Migração e virtualização da infraestrutura tecnológica da BIAL para os Data Centers Altice na Covilhã e em Lisboa.
Serviços de data center: IaaS (Infrastructure as a Service), Backup Centralizado, Monitorização/Reporting e solução de Disaster Recovery.
Projeto concretizado e concluído no prazo de 6 meses.
Os resultados alcançados
De acordo com Augusto Martins, responsável pelas operações de Data Center, “com a migração da nossa infraestrutura tecnológica para a cloud da MEO Empresas, passámos a utilizar os nossos recursos TI como um serviço, a partir dos Data Centers da Altice. Estes são geridos por equipas especializadas e dedicadas que asseguram, a cada momento, as melhores condições a nível de alojamento, capacidade e segurança para os nossos sistemas de informação.
Em ambiente cloud, podemos aprovisionar, remotamente, através de um portal online, os recursos TI de que necessitamos a nível de servidores, software, recursos de computação e espaço de armazenamento, aumentando ou diminuindo esses recursos de acordo com a evolução do nosso negócio.
A flexibilidade e rapidez na forma como podemos configurar e aceder aos recursos em ambiente virtual, permite-nos facilmente integrar novos projetos e criar novas unidades de investigação, mesmo em novas geografias, sabendo que temos imediatamente acesso aos meios tecnológicos críticos para a nossa atividade, com custos controlados.
Ao mesmo tempo, conseguimos garantir um controlo permanente da disponibilidade e performance dos nossos sistemas, através do acesso online a indicadores e métricas de serviço que acompanhamos em tempo real, e que nos permitem conhecer o nível de performance, eficiência e otimização dos nossos recursos TI.
Adicionalmente, todas as atualizações e upgrades à infraestrutura são assegurados de forma centralizada, ficando imediatamente disponíveis, sem preocupações e sem custos acrescidos.
Outro aspeto relevante refere-se à privacidade e integridade da informação técnica. Para uma empresa que todos os dias produz e analisa um grande número de dados clínicos, a acessibilidade, a segurança e a confidencialidade desses dados são aspetos fundamentais.
No Data Center da Altice na Covilhã, garantimos a elevada segurança dos nossos sistemas e dados. A MEO Empresas assegura ainda a replicação da nossa informação crítica num segundo Data Center, em Lisboa, garantindo, em qualquer ocorrência, a recuperação dos nossos sistemas e a continuidade das operações.
Com esta evolução, para além deixarmos de nos preocupar com encargos de alojamento, manutenção e atualização da infraestrutura tecnológica, garantimos sempre os recursos necessários para podermos continuar a evoluir e a desenvolver novas áreas terapêuticas, sem constrangimentos e com total controlo de custos”, conclui Augusto Martins.
Principais benefícios
- Enfoque no negócio core
- Centralização e segurança da infraestrutura TI
- Recursos tecnológicos permanentemente disponíveis e alinhados com a evolução do negócio
- Racionalização e controlo de custos com TI
- Manutenção e atualização da infraestrutura asseguradas por equipas especializadas e dedicadas