Por um Natal local | MEO Empresas

 

 

natal local header
natal local header
1

 

 

natal local ha tradicao ha natal
natal local ha tradicao ha natal

Nas ruas dos nossos bairros, o comércio local é o guardião de muitas memórias. Alfarrabistas que nos desvendavam histórias esquecidas, estofadores que transformavam móveis em relíquias e de floristas enchiam o ar de cores. Mas, com o passar do tempo, vemos esses ofícios desvanecerem-se.

Mas, os pequenos negócios são mais do que meras lojas. Cada estabelecimento é um capítulo da história e da personalidade da nossa cultura.

A sobrevivência do comércio local pode estar nas nossas mãos. Juntos, precisamos de criar o hábito de comprar nestas pequenas lojas para que o NATAL LOCAL se torne uma tradição para gerações vindouras.

1

 

 

natal local historias tradicao
natal local historias tradicao
Histórias com tradição

​Conheça a história inspiradora de algumas lojas tradicionais portuguesas. Traga a sua lista e faça as suas compras de Natal.​

1

 

 

natal livro
Arte no Livro
Cascais

A Arte no Livro é um lugar onde o tempo se permite recuar. Onde cada pessoa encontra um sítio temporalmente distante, só seu, com memórias e histórias que se narram em diferentes medidas. A oficina é um espaço de reunião entre três gerações que sempre viveram o livro como um bem precioso, numa comunhão com o passado, o presente e o futuro; respeitando os espaços necessários para que a harmonia se materialize em cada obra.​​​

 

 

natal tavi
Tavi
Porto

A Tavi é reconhecida, desde 1935, como uma das mais conceituadas confeitarias do Porto e tornou-se um espaço onde a tradição e a modernidade coabitam harmoniosamente. É procurada por muitos, não só pela sua pastelaria de qualidade, mas também pela sua fabulosa esplanada lounge com vista privilegiada sobre o mar.

 

 

natal hospital das bonecas
Hospital das Bonecas
Lisboa

É a diretora clínica Manuela Cutileiro quem nos faz a visita guiada pelo – talvez mais antigo, talvez único no mundo (com certeza único em Portugal) – Hospital das Bonecas. Em plena Baixa de Lisboa, o espaço é antigo, e Manuela é já a quinta geração a abraçar o projeto.

​​O conceito é raro: um espaço onde os brinquedos têm uma segunda oportunidade, não há impossíveis, só pequenos milagres. As bonecas vêm de muitos países diferentes, e Manuela assegura que a maioria dos clientes são particulares que têm uma boneca, com uma história, da qual não se querem desfazer.

​Ao Hospital junta-se um Museu, onde se conta a história das bonecas no tempo e no espaço. ​Muitos brinquedos que pertenceram à família encontraram aqui um espaço, revela Manuela.
​​​O segredo para o sucesso? A diretora clínica deste espaço, onde brincar é um assunto sério, explica: Nós tratamos dos sentimentos das pessoas. Embora as bonecas sejam coisas, têm uma parte afetiva por trás.​​

 

 

natal local drogaria azul
Drogaria Azul
Évora

A Drogaria Azul, oficialmente com o nome de Casa Bacharel desde 1896, é conhecida há décadas como Drogaria Azul devido à cor das suas portas e ombreiras, sendo dos mais antigos estabelecimentos comerciais da cidade de Évora.

Leonardo José da Silva é o seu atual proprietário que ao longo dos anos procura satisfazer os seus clientes, mesmo os mais exigentes, conseguindo reunir no seu armazém milhares de produtos e de referências.

Após mais de cem anos de atividade, a loja continua a vender praticamente o mesmo que antes, produtos que atravessaram gerações. produtos portugueses, que até aos dias de hoje mantiveram as embalagens originais. 

 

 

natal local fabricaal
Fabricaal
Reguengos de Monsaraz

​As mantas são uma tradição de longos séculos no Alentejo, usadas inicialmente pelos pastores para se protegerem do frio. Hoje, são utilizadas como colchas, mantas, tapetes ou até em abat jours, pufs e malas, sempre com as magníficas combinações de cores e padrões tradicionais. Utilizando lã portuguesa de ovelhas merino e com recurso a teares antigos e 100% manuais, a Fábrica Alentejana de Lanifícios de Reguengos de Monsaraz – Fabricaal, é a última fábrica a manter esta tradição secular. Ao longo dos anos esta arte já assinalou presença em várias exposições internacionais e obteve várias medalhas.​

 

 

natal local pastelaria ze natario
Pastelaria Zé Natário
Viana do Castelo

Situada no centro histórico de Viana do Castelo, a pastelaria Zé Natário foi fundada pelo empresário José Natário em 31 de janeiro de 1970. Um espaço com uma tradição de mais de 5 décadas, sempre na mesma família. A primeira grande especialidade da casa surgiu com a ideia de encher 1 copo de bolacha com uma receita caseira de doce d’ovos, que depois de cheio e frisado faz lembrar um vaso de manjerico e por isso tem o nome de MANJERICO DE VIANA.​

 

 

natal local casa do cacador
Casa do Caçador
Portalegre

​Fundada em 1954, este restaurante de Portalegre é uma casa histórica que conheceu recentemente a quarta geração familiar. Aqui pode degustar uma maravilhosa bifana no pão, queijos e enchidos regionais, presunto ibérico, tiras de pota e asas de frango, para além de rissóis de peixe e leitão, croquetes de carne e pastéis de bacalhau. Sazonalmente os caracóis também estão presentes. Os vinhos regionais e a cerveja gelada ajudam a degustação e, no final, pode provar a famosa Boleima de Portalegre, o conventual Rebuçado de Ovo ou o típico Pastel de Nata.​

 

 

natal local leonidas
Leonidas
Lisboa

A história por trás do chocolate Leonidas começou há mais de 100 anos, quando Leonidas Kestekides desenvolveu o Manon, primeiro bombom de chocolate branco, como o conhecemos hoje. Com o passar do tempo, quatro gerações da família Kestekides deixaram a sua marca no chocolate Leonidas, transformando a marca numa grande e bem-sucedida empresa familiar.

 

 

natal local alma de alecrim slideshow
natal local alma de alecrim slideshow
Alma de Alecrim

​Uma concept store perfeita, onde não faltam ideias para presentes: meias, mochilas, marmitas, artigos de papelaria, de decoração… Há um mundo – muito colorido – para descobrir.​

10.0000000000000
1
Aveiro
natal local atelier marta macarico slideshow
natal local atelier marta macarico slideshow
Atelier Marta Maçarico e Sara Crux Studio

​Marta Maçarico é joalheira e cria joias com base em técnicas de restauro. Sara Cruz faz roupas, com técnicas de upcycling e desperdício zero.​

11.0000000000000
1
Torres Vedras
natal local cut out slideshow
natal local cut out slideshow
Cut Out

​A alma transmontana está por trás do projecto, e sobressai em cada detalhe. O resultado são peças únicas em madeira: decorativas ou utilitárias, como marcadores de livros, porta-chaves ou bases para copos.

12.0000000000000
1
Bragança
natal local livraria moreira costa slideshow
natal local livraria moreira costa slideshow
Livraria Moreira da Costa

São gerações e gerações de uma família dedicada aos livros. Reclama o título de livraria mais antiga do Porto. Aqui encontra os grandes clássicos, edições únicas e verdadeiras relíquias.

13.0000000000000
1
Porto
natal local o arco slideshow
natal local o arco slideshow
O Arco

Uma loja que se define como Art & Craft. Uma perdição para os amantes de cerâmica, artigos de decoração, mantas e muitas peças feitas à mão: sabonetes, champôs, bálsamos e velas perfumadas.

14.0000000000000
1
Tavira
natal local bordal slideshow
natal local bordal slideshow
Bordal

Desde 1962 que se trata e retrata o bordado da Madeira. Há mais de 50 mil desenhos únicos. Há muito por onde escolher, mas a nossa sugestão é o kit para aprender a bordar em casa.

15.0000000000000
1
Funchal
natal local la bamba bazar store
natal local la bamba bazar store
La Bamba Bazar Store

É o paraíso dos amantes do vinil e dos que procuram presentes fora da caixa e com design especial. Faça uma paragem no La Bamba.​

16.0000000000000
1
Ponta Delgada - Açores
branco
branco
natal local conto de fadas
natal local conto de fadas
Conto de Fadas

O mundo do imaginário encontrou uma casa bem real onde habitar e satisfazer os desejos de adultos e crianças. Caixas de música, artigos decorativos e até têxteis, eis onde os encontra.

17.0000000000000
1
Viana do Castelo
branco
branco
natal local mercado s joao
natal local mercado s joao
Mercado São João

A história remonta a 1894. Sobreviveu às guerras, às crises. Hoje, é uma mercearia famosa pela qualidade do bacalhau, muito mais para comprar.

18.0000000000000
1
Braga
branco
branco
natal local agulha do tempo
natal local agulha do tempo
Agulha do Tempo

Sabe a diferença entre um chá e uma tisana? Para acompanhar, nada melhor que bolachas com compota. Aqui, é sempre hora do chá das cinco. A oferta é variada, crie cabazes para oferecer.

19.0000000000000
1
Viseu
branco
branco
natal local ludinete alcobaca
natal local ludinete alcobaca
Ludinete

Abriu meses após o 25 Abril. O negócio evoluiu, e hoje vende artigos de artesanato português. ”Ludinete” é a conjugação do nome da família Leal: Luís, Diana, Patricia Luísa e Odete.

20.0000000000000
1
Alcobaça
branco
branco
natal local mercearia tradicional ponte lima
natal local mercearia tradicional ponte lima
Mercearia Tradicional

Desde 1956 aposta nos produtos portugueses e de pequenos produtores. Clementina e Manuel Cerqueira são donos desta mercearia com história.

21.0000000000000
1
Ponte de Lima
branco
branco

 

 

natal local localizacao lojas
natal local localizacao lojas
Encontre tudo para um Natal mais feliz

Conheça a localização das lojas que aderiram a esta iniciativa e faça as suas compras de Natal. Partilhe estas histórias nas redes sociais e juntos vamos promover a nossa identidade e a nossa cultura.​

1

 

 

natal historia
natal historia
Faça parte desta história e conte-nos a sua

Se o seu negócio também é guardião de muitas memórias, junte-se a esta campanha e conte-nos a sua história.
​Juntos vamos apoiar o comércio tradicional e promover o seu​ negócio.

1

 

 

A importância do comércio local
natal local comercio blog
natal local comercio blog

A preferência por este comércio foi confirmada. Conheça os números e os programas de apoio à transição digital, tão importante para a sobrevivência e crescimento destes negócios.

1