Ricardo Lima é atualmente Head of Startups and Investors da Web Summit. Na equipa desde 2017, é responsável pela equipa de gestão de Startups e Investidores. Profundamente envolvido no ecossistema empreendedor em Portugal e Global, tem um grande conhecimento das tendências da indústria. Ricardo Lima estudou Ciências da Computação no ISCTE-IUL e teve uma passagem por Ciências Aeronáuticas na Universidade Lusófona. Antes da Websummit trabalhou na GuestU, uma startup Portuguesa, como International sales executive e Head of Marketing e na AIESEC como Operations VP.
Head of Digital Technologies na The Navigator Company desde 2022, tem uma longa experiência em Gestão e Processo industrial, nomeadamente como Gestor de Fábrica no complexo industrial da Figueira da Foz de 2016 a 2021. Licenciado em Engenharia Quimica na Faculdade do Porto e Mestre em Engenharia Quimica pela McGill University em Montreal, tem um MBA Executivo pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Pedro Matos Silva, trabalha na The Navigator Company desde 1995, iniciando o seu percurso na Fábrica de Aveiro, tendo percorrido todas as principais áreas de produção de Pasta de Papel e de Energia do Grupo, construindo um profundo conhecimento dos processos e de negócio no mercado de pasta de papel. Ao longo deste percurso tratou de profundas transformações tecnológicas no processo de controlo, nas ferramentas de supervisão, e na análise de dados como fonte de informação para uma melhor tomada de decisão.
Com um percurso profissional alicerçado em quase duas décadas de experiência no setor das telecomunicações, Nuno Nunes desempenhou funções de Direção na NOS e foi Diretor Comercial Corporate da Onitelecom. É licenciado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pelo ISEL e pós-graduado em Leadership&Management pelo ISEG.
Formado em Engenharia, José Vera é atualmente Diretor de Sistemas de Informação da CUF, tendo desempenhado anteriormente o cargo de Diretor de Sistemas de Informação na Companhia de Seguros Tranquilidade, Administrador da LOGO Seguros e feito parte da equipa que lançou o Banco BEST.
Bruno Horta Soares é um profissional com mais de 20 anos de experiência na indústria de serviços profissionais de Assessoria, Consultoria e Auditoria de Informação e Tecnologias. Ao longo dos anos tem apoiado organizações públicas e privadas a garantirem o contributo da Informação e Tecnologias para a criação de valor através da valorização das boas práticas de Governança e Gestão de Informação e Tecnologias, Transformação Digital e Confiança Digital (Risco, Segurança, Conformidade e Privacidade). Fundou a GOVaaS - Governance Advisors as-a-service onde é atualmente Senior Executive Advisor e colabora ativamente com um ecossistema de parceiros locais e internacionais, entre os quais a IDC Portugal onde é Leading Executive Advisor para as áreas de Transformação Digital. É formado em Informática e Gestão de Empresas e certificado em PMP®, CISA®, CGEIT®, CRISC®, COBIT® e LEGO® Serious Play®. É professor convidado em várias universidades em Portugal e no estrangeiro, fundador e presidente do ISACA Lisbon Chapter, colaborador em várias associações profissionais e orador em conferências locais e internacionais. Em 2019, foi-lhe atribuído o Prémio ISACA Global Achievement John Kuyers Award para Best Speaker. Em 2021, concorreu a Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Diretor-Geral da Altice Labs, anteriormente PT Inovação e hoje o Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Grupo Altice. Licenciado em engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em 1985. Começou a sua carreira nesse ano na PT Inovação, como engenheiro de desenvolvimento de Protocolos de Rede e mais tarde de Serviços de Rede Inteligente. Ocupou várias funções de gestão na empresa e liderou importantes projetos em África e Brasil, de suporte à internacionalização da Portugal Telecom e da PT Inovação, tendo sido nomeado Diretor Executivo da subsidiária no Brasil em Janeiro de 2003. Em Agosto de 2006 foi nomeado Administrador Executivo da PT Inovação até Março de 2008, altura em que assumiu a função de Presidente Executivo. É coordenador da Comissão de Inovação do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, ocupando ainda funções em diversas entidades portuguesas relacionadas com inovação e TIC e é vice-presidente do Pólo de Competitividade nas TIC e Electrónica – TICE, o cluster das TIC em Portugal.
O 5G Challenge é um concurso de inovação tecnológica que visa dinamizar e premiar soluções que impulsionem a transformação digital das empresas e organizações, que sejam alanvadas pela tecnologia 5G.
No dia 19 de setembro realizou-se a final da 1ª edição do 5G Challenge com a apresentação das 11 soluções finalistas, provenientes de várias geografias. As três grandes vencedoras desta edição foram a AirborneRF uma solução que disponibiliza informação para a operação de drones além da linha visual (BVLOS) com base em dados de redes móveis, a Neutroon uma solução para gestão de redes privadas 5G e edge computing e a Orchestra uma plataforma cloud para a gestão integrada de aplicações ao nível do Edge Computing.
A AirborneRF é uma plataforma de análise de dados e serviços que permite operações de drones além da linha visual (BVLOS) com base em dados de redes móveis. É uma solução de computação de alto desempenho que conecta as industrias de aviação e de telecomunicações.
A Neutroon é uma plataforma SaaS em Cloud que permite que o acesso a uma private network 5G plus edge computing seja mais fácil, flexível e escalável para indústrias e cidades inteligentes. Os utilizadores do Neutroon podem controlar várias private network 5G plus edge computing , independentemente do fornecedor e a partir de um único local, como também implementar várias 5G-optimized edge apps, como apps para controladores de robótica/drones, AR/VR ou análises de IA dentro de cada uma dessas redes com literalmente apenas alguns cliques.
Orchestra é uma plataforma cloud sofisticada para redes não intrusivas e seguras. Captura e transmite dados críticos de processos e de ativos industriais, permitindo alcançar menores custos de manutenção e melhores decisões. Esta solução visa entregar uma rede segura e supervisionada de dados fabris com uma hipervisão sobre microsserviços implantados remotamente e uma representação em digital twin de ativos de edge computing e de aplicativos de IoT.
Apoio dos nossos profissionais e conectividade 5G.
Apoio especializado e recursos técnicos 5G específicos para o teste da solução, através da Test Bed ‘NextGen Mobility’ da Altice Labs.
Cartões com conectividade 5G para os testes de conectividade da solução.
As três empresas vencedoras ganharam o acesso ao programa de startups da Web Summit, que lhes foi atribuído de acordo com a sua categoria.
E ainda:
General ManagerAltice Labs
Executive AdvisorProfessor
Diretor de Sistemas de Informação CUF
Chief Sales Officer/ B2B Altice Portugal
Head of Digital Technologies The Navigator Company
Head of Startups Web Summit
Conheça aqui toda a informação relativa ao concurso, candidatura, critérios de avaliação e muito mais.
Saiba mais sobre as edições passadas do IoT Challenge e conheça algumas ideias premiadas que já estão a mudar o mundo.